quarta-feira, 6 de abril de 2016

A Política e seu Povo



O povo, em uma democracia, deveria ser representada pelos governantes, aos quais, em nosso país, foram colocados lá pelos votos deste povo, que deveriam escolher seus governantes pelas melhores propostas que beneficiam a população e atendem melhor as expectativas de necessidade da nação. Vejam que eu digo deveriam, porque a realidade infelizmente não é essa. Desde os primórdios de nossa existência, vimos que os brasileiros, em sua maioria, querem daqueles que nos irão representar, o acalanto de sua necessidade momentânea, assim trocam-se votos por óculos, por cestas básicas, caixões, ruas de lazer, qualquer coisa que atendam o que aquele cidadão necessita no momento. Por que isto é constante?
Ao meu ver nossa cultura, ou a falta dela, faz com que hajam assim, o povo não acredita na política. No Brasil impera a lei do "jeitinho brasileiro" , por que acreditamos que burlar o sistema seja mais prático do que reestruturar o mesmo. Daí, como muitos dizem, " o povo têm que mudar", mas sabemos que se houvesse um sistema, uma política, que funcionasse, o povo, que na sua maioria, deseja ser honestos, pagam seus impostos, e apenas desejam que o  sistema funcione, e como não funciona, dão o seu jeitinho, e volta novamente o problema aos nossos governantes.
Imagine você cidadão, que saí da sua casa, com seu carro, para trabalhar, e como há muito trânsito na cidade, resolve usar a faixa exclusiva de ônibus para não chegar atrasado, e então um guarda de trânsito te para e lhe da uma multa... o que o cidadão faz?? Bem, oferece a este guarda, "um cafézinho", para que não receba essa multa. O guarda aceita e o cidadão vai para seu trabalho... De quem é o erro??
Há vários para apontar... Podemos dizer que aquele cidadão, que no seu dia a dia, é uma pessoa de bem, paga seus impostos, trabalha para sustentar sua família, foi errado; também podemos apontar que o guarda, que também é um cidadão de bem, que está ali trabalhando para pagar suas contas, também esta errado.
Agora vejamos a situação real dos cidadãos em questão.
O cidadão motorista, têm uma esposa e dois filhos para sustentar, mora em uma casa de aluguel; não teve condições de comprar sua casa, por que seu salário, mal dá para pagar suas contas e qualquer ajuda de um programa governamental de moradia demora anos para se concretizar; com muito custo, comprou seu carro; que têm um valor absurdo, mesmo construído no Brasil, por contas dos altos impostos embutidos em seu preço pelo governo; não utiliza os meios de transporte coletivo, por causa das lotações nos ônibus e mal funcionamento de outros meios e sua taxa, que apesar de ser mais barata que os seus gastos com seu próprio veículo, ainda assim é abusiva levando em conta o que se passa quando se utiliza os meios de transportes do país; Quando este cidadão motorista infringe uma lei, autuado por um funcionário, mal pago, que aceita seu suborno por conta de todos os problemas que ele mesmo vive em seu cotidiano, verificamos que o erro possa vir de cima. Como educaremos nossos cidadãos para respeitarem um sistema que não nos beneficia em nada??
Estamos prontos para acabar com isso? Eu, como cidadã, quero e farei, o que estiver em meu alcance, para que haja esta mudança, e aqueles que se sentirem do mesmo jeito, estão convidados a se unirem a fazer a diferença e trazer verdadeiros benefícios a nossa nação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário